Como será a nossa vida após pandemia?

 em Artigos, Notícias Selecionadas

Uma coisa está bem clara, após pandemia, nada será como antes. Novos hábitos irão surgir e vão fazer parte de nossa rotina. A Covid-19 fez que coisas mudassem no nosso dia a dia, como já vem acontecendo há dois meses.

Nosso estilo de vida, mudou e não foi uma opção nossa, foi por motivo bem diferente que desejávamos.

Uma pandemia tomou conta do mundo e nos fez encarar uma nova realidade. Tivemos uma interferência em nosso cotidiano, tivemos que alterar a forma de lazer, abandonar os bares e ficar em casa literalmente.

Na saúde, também tivemos que enfrentar um inimigo fatal e invisível, e quem foi para linha de combate, foram os médicos e enfermeiros, que arriscaram a vida e muitos a perderam, para nos defender.

Não temos tanta certeza de como será tudo depois do coronavírus, que provocou uma revolução em nossa vida. Esse novo estilo de vida causada pela pandemia com certeza irá interferir no trabalho, na saúde, nas relações com as pessoas, no consumo e no lazer.

Novas rotinas de trabalho

O isolamento social, nos ensinou muitas coisas, as empresas foram obrigadas a se adaptar a nova realidade e partiu para o home office. Ou seja, os funcionários passaram a trabalhar remotamente, descobrimos novas ferramentas e novas rotinas para manter a produtividade funcionando.

Pela primeira vez aconteceu reuniões em vídeo pelos profissionais, e muitos sentiram o prazer de trabalhar em casa. Pode ter sido um desafio mudar o trabalho para dentro de casa, mas também trouxe vantagens para as empresas.

A economia e o bem-estar dos funcionários, são algumas das vantagens descobertas pelos empregadores. O que nos leva a crer que daqui pra frente, muitos trabalhos remotos vão surgir.

Antes os empreendedores tinha um conforto em ignorar a Internet, mas a pandemia do coronavírus mudou esse pensamento e mostrou a eles a necessidade de estar conectado no mundo virtual. O marketing digital passou ser uma ferramenta para as empresas, que começaram a se conectar com os clientes e criando maneiras de compras por aplicativo.

Como vamos nos preparar para usar essa nova ferramenta?

Trello, Slack, Google Drive e Zoom são algumas ferramentas de trabalho remoto, que passaram a fazer parte de nossas vidas com mais força, passamos a ser produtivos em casa, além de investir quando possível em equipamentos que poderão nos garantir um trabalho melhor.

O melhor conselho agora é, aproveite para fazer cursos online sobre produtividade, home office e marketing digital.

Novos hábitos

Quando aconteceu o surto do H1N1, há exatamente dez anos atrás, o álcool gel se tornou popular dentro de estabelecimentos, agora, esse hábito vai se tornar mais forte. Lojas e restaurantes passarão tomar mais precauções em relação a higiene, de outro modo, também passarão a evitar aglomerações em seus ambientes.

O Delivery ganhou uma nova força, porque os clientes que estavam recebendo tudo em casa, gostaram do conforto, de receber as refeições em seu lar.

A tecnologia já facilitava a vida de todos, porém, agora, ela ganhou muitos mais usuários. Aplicativos de Internet banking passaram a ser mais utilizados para evitar filas, principalmente em agências bancárias. As instituições financeiras, que estão sendo solidarias agora, vão poder crescer ainda mais.

Usando como exemplo, o Nubank, que está distribuindo vouchers para clientes, e o banco Inter, que tomou a decisão de adiar o pagamento de suas faturas.

Uma outra força da tecnologia em nossa vida, está no e-commerce que vai poder continuar crescendo. As lojas virtuais tiveram um aumento de 42%. As pessoas começaram a se render às compras online, gerando economia de tempo e até a permissão de maiores pesquisas de preço.

Você empreendedor garanta que sua empresa daqui pra frente esteja na Internet e facilite as compras online.

E o consumidor, crie o hábito de pesquisar bem os preços na Internet, saiba usar os cupons de desconto e invista no que de fato lhe fará bem.

Cursos gratuitos podem ajudar você a tirar o melhor dos aplicativos e redes sociais enquanto empresário ou consumidor.

E na vida pessoal o que vai mudar pós-pandemia

Muitos valores mudaram nesse período de pandemia do novo coronavírus na vida pessoal de cada um e com efeitos duradores. As pessoas irão valorizar ainda mais o bem-estar e das relações, o que nos deu um novo aprendizado causado pelo isolamento social.

Mesmo trabalhando em casa, o home office e a convivência maior com a família, não tirou o lugar do lazer. E uma coisa se tornou uma febre, as lives e os serviços de Streaming que conquistaram novos adeptos. Artistas e empresas ganharam muito nesse cenário quando usaram essas ferramentas para ter uma conexão com o público, que é semelhante a uma experiência presencial.

O isolamento social, mostrou para muita gente, que elas tinham talento na cozinha, o que de agora em diante vai gerar uma economia no bolso. Receber amigos, no futuro para jantar em casa pode até substituir uma reunião no barzinho.

Fake News

A pandemia do novo coronavírus deu uma força a um grande problema, no que se refere a informação, as fakes news.

O que gerou de notícias falsas em relação a Covid-19, informando pessoas de forma errada na Internet foi muito grande.

Os veículos de comunicação com grande credibilidade passaram a ter uma força maior ao desmentir as notícias falsas, levando para o público uma realidade do que realmente está acontecendo.

De agora em diante, vamos valorizar ainda mais nossas relações e vamos descobrir formas melhores de diversão em casa ou mesmo quando estivermos sozinhos.

Tenha tempo para cuidar de você e seja mais independente, começando pelas próprias refeiçoes.

Use as redes sociais de uma forma melhor, para se comunicar com quem você ama, quando não pode estar com ela pessoalmente.

Fonte: Jornal Contábil .

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Ligue para nós!O papel fundamental do contador no período de criseA pandemia e o impacto na contabilidade das empresas
Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Olá! Como posso te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa